Auxiliar da Acção Social
Auxiliar da Acção Social

Total de Horas

900 Horas

Total de Módulos

14 Módulos

O Curso de Auxiliar da Acção Educativa forma profissionais qualificados aptos para velar e acompanhar crianças dos 3 meses aos 5 anos de idade, sob supervisão do Educador de Infância de modo a garantir a sua segurança e bem-estar, auxiliando na organização e desenvolvimento das actividades educacionais.

O programa curricular do curso de Auxiliar da Acção Educativa comporta 14 módulos, cuja carga horário abrange a um total de 900 horas de formação; divididas em sessões de diárias de 5 horas, equivalentes a 10 meses úteis de formação teórica e prática.

 

Perfil de acesso

Frequência do I Ciclo do Ensino Secundário

 

Modalidade de Formação

Presencial

 

Perfil de saída 

O Auxiliar de Acção Educativa é o profissional qualificado, apto para participar em actividades de rotina com as crianças do 0 aos 5 anos de idade, acompanhar e velar pelo seu desenvolvimento integral, sob supervisão do Educador de Infância.

Como saídas profissionais os formandos poderão desempenhar as suas funções nas seguintes instituições de infância:

  1. Centros Infantis (creche e jardim de infância);
  2. Centros Infantis Comunitários (CIC);
  3. Centros de Educação Comunitária (CEC);
  4. Lares de Infância.

 

Objectivos

Ao longo do curso de formação de Contabilidade Informatizada pretendemos que os formandos atinjam os seguintes objectivos:

  1. Estabelecer relação entre o perfil psicopedagógico do Educador de Infância e o seu papel como agente educativo;
  2. Identificar as várias etapas do desenvolvimento da criança e os factores que o influenciam;
  3. Reconhecer a importância do jogo, como recurso educativo fundamental na Primeira Infância;
  4. Explicar as regras de actuação para favorecer a aquisição da linguagem e o seu desenvolvimento, de acordo com a idade e o desenvolvimento linguístico da criança;
  5. Descrever as actividades apropriadas para o desenvolvimento nos domínios psicomotor, afectivo social e cognitivo intelectual da criança do 0 aos 5 anos;
  6. Identificar os métodos e as técnicas pedagógicas fundamentais a utilizar na área das expressões plástica, musical e de dança e na realização de actividades de representação matemática;
  7. Descrever a metodologia do meio físico e social como área integradora do processo de educação;
  8. Identificar as actividades lúdicas e pedagógicas nas áreas de conteúdo do currículo de educação e cuidados das crianças do0 aos 5 anos;
  9. Produzir ficheiros relacionados com as áreas curriculares da educação na Primeira Infância;
  10. Diferenciar as etapas da alimentação durante o desenvolvimento e crescimento da criança;
  11. Reconhecer a importância da higiene pessoal e ambiental, e as formas de aquisição, por parte das crianças, dos principais hábitos de higiene de acordo com a sua idade e grau de maturidade;
  12. Realizar acções relativas à higiene, manutenção, arrumação e preparação de materiais, equipamentos e espaços em ambiente de creche ou de jardim de infantil;
  13. Identificar conceitos básicos sobre saúde e prevenção de acidentes na infância;
  14. Identificar os instrumentos de registo, observação e de planificação a utilizar nas Instituições de Infância.

 

Módulos

  1. Língua Portuguesa
  2. Psicopedagogia da Primeira Infância
  3. Crianças com Necessidades Educativas Especiais
  4. Introdução às Instituições de Infância, Direitos da Criança e o Papel da Auxiliar de Acção Educativa
  5. Noções de Planificação de Actividades Integradas
  6. Noções de Saúde e Puericultura
  7. Primeiros Socorros
  8. Metodologia de Expressão Musical, Dramática e de Dança
  9. Metodologia de Expressão Manual e Plástica
  10. Metodologia de Representação Matemática
  11. Metodologia de Meio Físico e Social
  12. Metodologia de Desenvolvimento da Linguagem
  13. Metodologia de Jogos
  14. Práticas Pedagógicas
  15. Estágio