O Curso de Auxiliar da Acção Educativa forma profissionais qualificados aptos para velar e acompanhar crianças dos 3 meses aos 5 anos de idade, sob supervisão do Educador de Infância de modo a garantir a sua segurança e bem-estar, auxiliando na organização e desenvolvimento das actividades educacionais.
O programa curricular do curso de Auxiliar da Acção Educativa comporta 14 módulos, cuja carga horário abrange a um total de 900 horas de formação; divididas em sessões de diárias de 5 horas, equivalentes a 10 meses úteis de formação teórica e prática.
Perfil de acesso
Frequência do I Ciclo do Ensino Secundário
Modalidade de Formação
Presencial
Perfil de saída
O Auxiliar de Acção Educativa é o profissional qualificado, apto para participar em actividades de rotina com as crianças do 0 aos 5 anos de idade, acompanhar e velar pelo seu desenvolvimento integral, sob supervisão do Educador de Infância.
Como saídas profissionais os formandos poderão desempenhar as suas funções nas seguintes instituições de infância:
- Centros Infantis (creche e jardim de infância);
- Centros Infantis Comunitários (CIC);
- Centros de Educação Comunitária (CEC);
- Lares de Infância.
Objectivos
Ao longo do curso de formação de Contabilidade Informatizada pretendemos que os formandos atinjam os seguintes objectivos:
- Estabelecer relação entre o perfil psicopedagógico do Educador de Infância e o seu papel como agente educativo;
- Identificar as várias etapas do desenvolvimento da criança e os factores que o influenciam;
- Reconhecer a importância do jogo, como recurso educativo fundamental na Primeira Infância;
- Explicar as regras de actuação para favorecer a aquisição da linguagem e o seu desenvolvimento, de acordo com a idade e o desenvolvimento linguístico da criança;
- Descrever as actividades apropriadas para o desenvolvimento nos domínios psicomotor, afectivo social e cognitivo intelectual da criança do 0 aos 5 anos;
- Identificar os métodos e as técnicas pedagógicas fundamentais a utilizar na área das expressões plástica, musical e de dança e na realização de actividades de representação matemática;
- Descrever a metodologia do meio físico e social como área integradora do processo de educação;
- Identificar as actividades lúdicas e pedagógicas nas áreas de conteúdo do currículo de educação e cuidados das crianças do0 aos 5 anos;
- Produzir ficheiros relacionados com as áreas curriculares da educação na Primeira Infância;
- Diferenciar as etapas da alimentação durante o desenvolvimento e crescimento da criança;
- Reconhecer a importância da higiene pessoal e ambiental, e as formas de aquisição, por parte das crianças, dos principais hábitos de higiene de acordo com a sua idade e grau de maturidade;
- Realizar acções relativas à higiene, manutenção, arrumação e preparação de materiais, equipamentos e espaços em ambiente de creche ou de jardim de infantil;
- Identificar conceitos básicos sobre saúde e prevenção de acidentes na infância;
- Identificar os instrumentos de registo, observação e de planificação a utilizar nas Instituições de Infância.
Módulos
- Língua Portuguesa
- Psicopedagogia da Primeira Infância
- Crianças com Necessidades Educativas Especiais
- Introdução às Instituições de Infância, Direitos da Criança e o Papel da Auxiliar de Acção Educativa
- Noções de Planificação de Actividades Integradas
- Noções de Saúde e Puericultura
- Primeiros Socorros
- Metodologia de Expressão Musical, Dramática e de Dança
- Metodologia de Expressão Manual e Plástica
- Metodologia de Representação Matemática
- Metodologia de Meio Físico e Social
- Metodologia de Desenvolvimento da Linguagem
- Metodologia de Jogos
- Práticas Pedagógicas
- Estágio