Mensagem do Director Geral

Director Geral da ENFOTSS

Manuel Cafussa - Director Geral

Eis-nos a concretizar o sonho de colocar a Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS) nos marcos e desafios tecnológicos e comunicacionais. Trata-se de um imperativo que pretende adequar esta instituição à quarta revolução industrial.

Interpretamos assim, com o mais elevado sentido de missão, a necessidade de tornar partilhável toda acção inerente ao objecto social desta instituição, partindo do desejo de criação de conectividade com o mundo e, em particular, com os nossos utentes.

Formar e capacitar o capital humano indispensável a prossecução dos três P’s (Promoção, Prevenção e Protecção) que consubstanciam a missão do Sector da Acção Social, tendo em conta a necessidade de redução de riscos de vulnerabilidade, e salvaguarda da inclusão social em Angola.

 

Prezados,

A missão da ENFOTSS vai além do imaginável, pois, conhecendo a nossa realidade, olhemos para a sua visão que é bastante ambiciosa em virtude da missão estar focada no trabalho de resgate da dignidade de todos aqueles que se encontrem sob risco ou em total dependência social. Não por via da assistência directa, porém, mais importante que isso, através da preparação de condições para aprendizagem nos marcos da visão da ciência social e, essencialmente dos valores éticos, culturais e da solidariedade, características da angolanidade.

Abre-se hoje uma nova página do livro que se designa por ENFOTSS, o seu teor nos desafia, parafraseando o pedagogo Paulo Freire, a fazer dela um espaço de harmonia no qual a interacção cordial gerada entre esta (a Escola) e os formandos, essencialmente esses, sem olvidar os demais utilizadores dessa Website, se consiga ter uma Instituição que efectivamente facilite a aprendizagem e, sobretudo, proporcione crescimento e torne todos felizes.

Damos boas vindas a todos quantos se interessam pela Website Institucional da ENFOTSS, na certeza de que com a presente acção a Escola adere e materializa a orientação do Titular do Poder Executivo, uma vez tratar-se de um instrumento destinado a promover a simplificação e modernização dos serviços, com vista à edificação da Sociedade de Informação.

Esperamos sim, que este passo continue a reflectir o investimento público assimilado na infra-estrutura tecnológica digital desta Escola, facto este que a nosso ver permitirá, seguramente, à Instituição evoluir gradualmente com firmeza e clarividência.

Estejamos todos nós convictos de que temos de fazer com que a formação e capacitação contínua dos actores da acção social seja alicerçada em valores que dignifiquem o saber, a valorização da pessoa, a ética, o profissionalismo e o comprometimento.

As nossas perspectivas centram-se na utilização dessa ferramenta para: (i) a melhoria na qualidade da formação, promovendo a excelência do pessoal formado; (ii) a extensão da formação às demais regiões do país com recurso ao Ensino à Distância; e, com isso, (iii) consolidar a Reforma Curricular da Escola, em curso.

Façamos pela promoção do desenvolvimento profissional da acção social em Angola.

Bem-haja.

Luanda, aos 29 de Março de 2023