Data

Arranca na ENFOTSS mais um ciclo formativo de corte e costura, culinária e pastelaria em parceria com a associação de apoio aos albinos de angola

Arrancou hoje, 21 de agosto de 2023, na Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS), mais um ciclo formativo na vertente de Corte e Costura, Pastelaria e Culinária, em parceria com a Associação de Apoio aos Albinos de Angola (4 As). Esta organização trabalha para consciencializar a sociedade e melhorar as condições de vida dos albinos em Angola. Nesta primeira fase estão inscritos 89 formandos, sendo: 47 para o Curso de Pastelaria, 27 para o Curso de Culinária e 15 para o curso de Corte e Costura.

A cerimónia de abertura do evento foi presidida pelo Director Geral da Escola Nacional de Técnicos do Serviço Social, Manuel Cafussa, em representação da Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

O evento resulta da pareceria entre a   ENFOTSS e a Associação de Apoio aos Albinos de Angola e deu inicio  a vários cursos que doravante irão beneficiar diversos membros da referida Associação. 

Na ocasião, os participantes foram brindados com animação cultural e intervenções do presidente da Associação, Manuel Domingos Vapor, da senhora Marta Cabral  representante do Banco BIC patrocinador da formação no âmbito do projecto “Crescer Juntos”.

O acto foi presenciado ainda pela Directora do Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade de Género de Luanda, Olga Eduardo André, em representação do Vice-Governador Provincial de Luanda para o Sector Político-social e membros da comunidade formativa da ENFOTSS.  

Na ocasião, o Director Geral da Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social, Manuel Cafussa, na sua intervenção de abertura do evento, realçou que, o contexto mundial desafia a criação de soluções e oportunidades que permitam traçar vias para minimizar os impactos das crises sucessivas, as quais dificultam de toda forma as políticas sociais e iniciativas individuais.

A política nacional de ação social, na nossa realidade angolana, é o instrumento fundamental na abordagem das questões de promoção, protecção das pessoas e prevenção de riscos que dificultam a melhoria da qualidade de vida das pessoas e perigam  o bem-estar social.

Enfatizou dizendo que a formação profissional é um importante factor para a redução da pobreza, uma vez potenciar os jovens e a mulher com competências que os tornem capazes de lidar melhor com os desafios que a realidade nos coloca.

De referir que futuramente a ENFOTSS e a Associação de Pessoas com Albinismo pretendem alargar a oferta formativa disponível nos demais cursos das vertentes social e de infância aos membros da Associação de acordo com a perspectiva vocacional de cada um. 

Outros Artigos